BlogArte

Azulejaria de Ovar Novembro 13, 2008

Filed under: Uncategorized — heshimuevans @ 2:56 pm

Mais uma vez vou falar sobre a azulejaria nas casas de Ovar. No Sábado passado eu e o meu pai fizemos uma volta de bicicleta pelas bonitas ruas de Ovar. Mas, eu vim sempre acompanhado com a minha máquina fotográfica para tirar fotografias e aqui estão elas. Já iremos ver. Tirei bastantes fotos a azulejos(padrões e módulos) interessantes para fazer outro tipo de actividade. Deu-me muito trabalho mas acho que este trabalho está excepcional, pois além dos azulejos também tirei alguma informação dos livros da Biblioteca da Escola que felavam de azulejos.

Agora reparem na azulejaria de Ovar, mas também é preciso saber alguma coisa sobre ela.

Ovar está revestida por um imenso caleidoscópio de azulejos e tem sido apontado como um museu vivo de azulejos, com as ruas coloridas, os mais diversos padrões decorativos e os melhores efeitos lumínicos proporcionados por estas superfícies vidradas.

A partir da segunda metade do século XIX, as casas vareiras são revestidas exteriormente a azulejo, moda oriunda do Brasil, trazida e difundida pelos emigrantes regressados. A riqueza da azulejaria de Ovar é provocada pela sinfonia de cores distribuída pelas ruas e pequenas casas do centro.

Cada passo é um vulcão de surpresas! Cada olhar é um segundo mais de encanto pela sucessão de padrões, frisos cercaduras, barras, elementos cerâmicos e ornamentais.

Verifiquem agora as belas fotos que eu tirei aos azulejos:

pb0800092

pb080012

pb080010

pb080014

pb080015

pb080017

pb080027

pb080066

pb080076

pb080081

pb080019

pb080030

pb080016pb080029

pb080036

pb080041

pb080068

pb080074

pb080079

Enfim… Foi assim que acabou a minha visita a Ovar e neste momento vou-vos mostrar este vídeo de azulejos antigos:

Espero que gostem!!!

Até amanhã!

 

20 Responses to “Azulejaria de Ovar”

  1. tiagocv Says:

    visto desta maneira parece que não está a revestir casas bonito 🙂
    o luis parece que se apaixonou pelos azulejos 🙂

  2. tiagocv Says:

    acho giro o teu interesse pelos azulejos porque eu próprio também gosto vosto que é das coisas mais belas e giras de fazer. 🙂

  3. tiagocv Says:

    olhem lá pessoal lembram-se no 4º ano quando fomos a uma visita de estudo para conhecer melhor Ovar? 🙂
    pois é nós fomos aprender a fazer azulejos 🙂

  4. heshimuevans Says:

    Não te apercebes porque pensei que assim fica mais bonito.

  5. heshimuevans Says:

    Nem sabem…Tirei mais de 80 fotos.
    Graças à professora Catarina é que o meu trabalho está aqui.
    Obrigado.

  6. Catarina Gomes Says:

    Bem… grande elogio Luís!!!!! Assim até fico sem palavras!!!! 😀

    Não completamente 😉 Ainda sobram algumas para te dar os parabéns por mais um grande artigo 🙂

    Para mim, como professora, mais interessante do que as imagens, a pesquisa e o texto, é notar que passaste da consciência de que Ovar tem um grande património em azulejaria, como se fosse uma coisa distante e tirada de um livro, para o acto de começar a observar os pequenos pormenores que os tornam interessantes. Como se esse conhecimento deixasse de ser dos livros para passar a ser teu.

    E que, ainda por cima, posso ter tido alguma responsabilidade nisso… bem… fiquei sem palavras outra vez. LOL! 😀
    Obrigada Luís 🙂

    Agora só espero que mais colegas teus sigam o exemplo porque, a bem da verdade, está ao alcance de todos… é só começar 😉 (e não precisa de ser sobre azulejos, há artes para todos os gostos).

  7. heshimuevans Says:

    Obrigado, professora mas a mim interessa-me mais o meu tra balho do que os elogios… Já estou a iniciar um novo trabalho e mais uma vez fora do computador.
    Apelo os meus colegas a fazerem os artigos não só na Internet. Tambem há outras fontes de informação, como:
    – enciclopédia;
    – livro de arte;
    – histórias que falem do tema do artigo;
    – através de alguns professores ou pais;
    – outros.
    Espero que fassem os trabalhos desta forma pois fica um trabalho menos pesado, mais pomposo, bonito e até se orgulhem pelo trabalho, enquanto que na Internet copia-se, cola-se, coloca-se talvez mais informação, etc.
    Esta é a minha opinião!!!

  8. tiagocv Says:

    🙂
    ainda hoje na caminhada o luis descobriu e tirou fotos a azulejos giríssimos

  9. tiagocv Says:

    e garanto que se dermos um passeio em ovar o que não falta é azulejos 🙂 …
    como diz o luis acho que se fizessemos uma visita de estudo em ovar enriquece-mos muito mais o trabalho

  10. jorge sousa Says:

    Eu também acho o mesmo que o Tiago.

  11. Catarina Gomes Says:

    Não sei se vocês já conseguiram ver o vídeo ou não, mas eu já.
    Visto que é referido que a azulejaria de Ovar teve influências dos emigrantes regressados do Brasil, este vídeo dos azulejos brasileiros é bem pertinente e mostra bem essas influências 🙂

  12. heshimuevans Says:

    Esqueci-me de dizer que os azulejos de Ovar são feitos, alguns em fábricas no Porto e Gaia.

  13. tiagocv Says:

    na te preocupes luis que não foi por isso que o trabalho ficou mal…

    🙂

  14. tiagocv Says:

    🙂

  15. ines Says:

    O trabalho esta muito bom luis mas tambem nao e de admrar

  16. miko Says:

    Olá a turma do 6b eu sou irmao da ines o miguel, estam todos bem? Eu ja tive a ver o vosso blog e acho que esta bue interesante!!!! Se continuarem assim o vosso blog vai ficar um espectaculo, voces ja tem bues comentarios!!!! LOL 🙂

  17. jorge sousa Says:

    Pois temos Miguel.

  18. miko Says:

    Jorge ainda estas no blog??

  19. jorge sousa Says:

    Estou.

  20. celia alves Says:

    ola, estou a fazer um trabalho de final de curso e vi estas imagens sobre os azulejos de ovar será que alguem me podia dizer onde se localizam ou me poderiam dizer onde se localizam casas momumentos ect com azulejos por favooorrr
    obrigada


Deixe um comentário