BlogArte

Fotografia Junho 2, 2009

Filed under: Uncategorized — heshimuevans @ 7:06 am

Por norma, as pessoas assuciam arte à pintura e aod desenhos, mas uma fotografia também é arte. Algumas podem ser paisagens e outras não. Pesquisei um pouco mais sobre a fotografia.

Ver imagem em tamanho realFotografia é, essencialmente, a técnica de criação de imagens por meio de exposição luminosa, fixando esta em uma superfície sensível. A primeira fotografia reconhecida remonta ao ano de 1826 e é atribuída ao francês Joseph Nicéphore Niépce. Contudo, a invenção da fotografia não é obra de um só autor, mas um processo de acúmulo de avanços por parte de muitas pessoas, trabalhando juntas ou em paralelo ao longo de muitos anos. Se por um lado os princípios fundamentais da fotografia se estabeleceram há décadas e, desde a introdução do filme fotográfico colorido, quase não sofreram mudanças, por outro, os avanços tecnológicos têm sistematicamente possibilitado melhorias na qualidade das imagens produzidas, agilização das etapas do processo de produção e a redução de custos, popularizando o uso da fotografia.

Actualmente, costuma-se usar a fotografia colorida que foi explorada durante o século XIXe os experimentos iniciais em cores não puderam fixar a fotografia, nem prevenir a cor de enfraquecimento. Durante a metade daquele século as emulsões disponíveis ainda não eram totalmente capazes de serem sensibilizadas pela cor verde ou pela vermelha – a total sensibilidade a cor vermelha só foi obtida com êxito total no começo do século XX. A primeira fotografia colorida permanente foi tirada em 1861 pelo físico James Clerk Maxwell.

As fotografias tiram-se com a máquina fotográfica ou com o telemóvel.

                                                                                                                         Luís Vicente

Anúncios
 

11 Responses to “Fotografia”

  1. maria joão Says:

    olá 6ºB à muito tempo que eu não vinha comentar, mas agora prometo que vou começar a comentar todos os dias ( se for possível é claro), já reparei que o blog está um pouco abandonado 😦 precisamos que a turma participe mais no blog!

  2. heshimuevans Says:

    As fotografias que eu gosto mais de tirar são aos soutos (árvores), à beira dos pântanos na Ribeira. É uma paisagem magnífica.

  3. heshimuevans Says:

    É verdade. Estamos a baixar novamente de ritmo. Será que é preciso Red Bull para que apareça mais gente do que é habitual cá no blog. Não perdem nada! Antes pelo contrário!

  4. tiagocv Says:

    nem a stora nem jorge nem nada 😦

  5. tiagocv Says:

    tamos quase a chegar aos dois mil…..

  6. heshimuevans Says:

    Pois é. A professora Catarina, por acaso, já não vem aqui ao blog à uns tempitos! 😦

  7. rafickool Says:

    A pesoas na turma ke nem tem coruosidade de ver como e ke esta blog mas kando virem n vao parar de faser artigos 😀

  8. jorge sousa Says:

    Eu vim cá mas não comentei,agora é que vou comentar e fiz o artigo,estive a procurar um tema interessante e fundamental para a Humanidade,e já descobri,o artigo está feito.

  9. jorge sousa Says:

    A Professora Catarina deve estar ocupada a lançar notas,ou então está a fazer outro trabalho qualquer,ela não tem tanta disponibilidade como nós.

  10. Catarina Gomes Says:

    Na nova língua do Rafael… I’m back! 😉

    A fotografia é um tipo de arte muito interessantee uma forma de comunicação potente. Foi depois do aparecimento da fotografia que surgiu a frase: “Uma imagem vale mais que mil palavras”. E é verdade 🙂
    Pessoalmente gosto mais de tirar fotografias a pessoas e apanhá-las desprevenidas. Por isso tirei-vos algumas durante a aula enquanto trabalhavam e ficaram fabulosas 😀

  11. heshimuevans Says:

    E também há aquelas fotografias tiradas aos noivos.


Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s