BlogArte

Pintura Japonesa Maio 12, 2009

Filed under: Uncategorized — jorge sousa @ 9:53 pm
  • Bases

 – Demonstração de Pintura Japonesa.

    

 

 – Quadro da Arte do Japão.

     Uma série de princípios estéticos como o do miyabi (elegância refinada), mono no aware (pathos da natureza), wabi (prazer da tranquilidade) e sabi (simplicidade elegante), às vezes de difícil compreensão no Ocidente, constituem as bases da arte japonesa, cuja característica essencial, desde os tempos passados, é configurar um mundo de perfeita harmonia e serenidade.

  • Período Pré-Budista

 Não existem muitas informações sobre a primitiva história cultural do Japão, mas os raros exemplos de arte pré-budista (ou seja, anteriores ao Século VI) já exibem certas características especificamente nipónicas, expressadas na haniwa, figuras fúnebres de argila, e nos dotaku, sinos de bronze cobertos de inscrições.

     O período pré-budista costuma ser dividido em três culturas distintas: a Jomon, de 2.500 a.C. até o Século III a.C.; a Yayoi, do Século III a.C. ao Século III da era cristã; e a Tumular ou Kofun, que medeia aproximadamente do ano 250 ao 500.

     A cultura Jomon atingiu praticamente todo o arquipélago japonês. Os objetos artísticos eram principalmente peças cerâmicas (vasos e pequenas figuras), com decorações estriadas (jomon).

     A cerâmica Yayoi é avermelhada e mais fina que a Jomon. Junto com a cerâmica, foram encontrados também dotaku e espelhos, armas, objetos de vidro e jade.

     Como a nação japonesa se formou mediante sucessivas vagas de imigração oriundas da Indochina, Indonésia, ilhas do Pacífico e, a partir da era cristã, da Coreia, entre os Séculos III e VI da era cristã estabeleceu-se a cultura eneolítica coreano-japonesa e nos dois países acham-se idênticos objectos de bronze (espadas, punhais, espelhos circulares etc.).

     Na época Tumular ou Kofun, construíram-se grandes túmulos para nobres e príncipes, como a tumba de Nintoku Teano, com 2.718m de diâmetro e 21m de altura, que data provavelmente do ano 399 e tem as paredes cobertas de pinturas policrômicas rudimentares que representam sóis, triângulos e espirais. Várias haniwa foram encontradas perto de túmulos das cercanias de Yamoto.

 

     A introdução do budismo no Japão, a partir do Século VI, durante o chamado período Asuka (em que esta cidade foi a capital do país), deu grande impulso à arte em geral.

     A escultura foi influenciada pelas artes chinesas Wei, Sui e Tang; no final do período, porém, tornou-se mais sensível e graciosa, adquirindo peculiaridades próprias.

 

     No Século VIII, a capital foi transferida para Nara, que se tornou o maior centro cultural, tão magnífico quanto Changan, a capital chinesa cujo modelo seguira.

     A escultura floresceu, e a decoração dos principais edifícios foi feita em tons nuançados (ungen). As estátuas de meados do Século VIII, imponentes e agradáveis à vista, dão a sensação de movimento real.

     Os materiais mais empregados são madeira pintada, laca, papier mâché, bronze e argila. Estátuas realistas e máscaras grotescas, usadas nas danças cômicas do gigaku, completam a produção escultórica.

 

 

Anúncios
 

7 Responses to “Pintura Japonesa”

  1. jorge sousa Says:

    Espero que gostem e aprendam.

  2. heshimuevans Says:

    Está interessante.

  3. heshimuevans Says:

    Tens muita informação! 🙂

  4. ines Says:

    Olá amigos nao tenho vindo mt aki desculpem max nao me eskeci do nosso blog. Olha jorge gostei mt do trabalho e o tema é bastante interressante. PARABÉNS! 🙂

  5. rafickool Says:

    ola amigos desculpem n ter vindo aki vou começar a faser artigos

  6. Catarina Gomes Says:

    O que gosto mais na arte japonesa é a elegância e a delicadeza. Os japoneses dão muita importância à sabedoria e à perfeição e isso transparece na sua produção artística.

  7. Ana Maria Silva Nascimento Says:

    Eu gostei mais deveria ser bem mais melhor! Deveria ter mais explicações.


Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s