BlogArte

25 de Abril de 1974 Abril 24, 2009

Filed under: Uncategorized — jorge sousa @ 10:49 pm

    

Mais um feriado,eu decidi fazer um artigo sobre o 25 de Abril:

     Revolução dos Cravos é o nome dado ao golpe de estado militar que derrubou, num só dia, sem grande resistência das forças leais ao governo – que cederam perante a revolta das forças armadas – o regime político que vigorava em Portugal desde 1926. O levantamento, também conhecido pelos portugueses como 25 de Abril, foi conduzido em 1974 pelos oficiais intermédios da hierarquia militar (o MFA), na sua maior parte capitães que tinham participado na Guerra Colonial. Considera-se, em termos gerais, que esta revolução trouxe a liberdade ao povo português (denominando-se “Dia da Liberdade” o feriado instituído em Portugal para comemorar a revolução).

 

     Na sequência do golpe militar de 28 de Maio de 1926, foi implementado em Portugal um regime autoritário de inspiração fascista. Com a Constituição de 1933 o regime é remodelado, auto-denominando-se Estado Novo e Oliveira Salazar passou a controlar o país, não mais abandonando o poder até 1968, quando este lhe foi retirado por incapacidade, na sequência de uma queda em que sofreu lesões cerebrais. Foi substituído por Marcelo Caetano que dirigiu o país até ser deposto no 25 de Abril de 1974.

     Sob o governo do Estado Novo, Portugal foi sempre considerado uma ditadura, quer pela oposição, quer pelos observadores estrangeiros quer mesmo pelos próprios dirigentes do regime. Formalmente, existiam eleições, mas estas foram sempre contestadas pela oposição, que sempre acusaram o governo de fraude eleitoral e de desrespeito pelo dever de imparcialidade.

     O Estado Novo possuía uma polícia política, a PIDE (Polícia Internacional de Defesa do Estado), uma evolução da ex-PVDE (Polícia de Vigilância e Defesa do Estado), mais tarde DGS (Direcção-Geral de Segurança), que perseguiria os opositores do regime. De acordo com a visão da história dos ideólogos do regime, o país manteve uma política que considerava a manutenção das colónias do “Ultramar”, numa altura em que alguns países europeus iniciavam os seus processos de alienação progressiva das suas colónias. Apesar da contestação nos fóruns mundiais, como na ONU, Portugal manteve uma política de força, tendo sido obrigado, a partir do início dos anos 60, a defender militarmente as colónias contra os grupos independentistas em Angola, Guiné e Moçambique.

     Economicamente, o regime manteve uma política de condicionamento industrial que resultava no monopólio do mercado português por parte de alguns grupos industriais e financeiros (a acusação de plutocracia é frequente). O país permaneceu pobre até à década de 1960, o que estimulou a emigração. Notou-se, contudo, um desenvolvimento económico a partir desta década.

 

 -Revolução dos Cravos (25 de Abril).

 

 – Representação de um cravo,significando a revolução dos cravos.

Anúncios
 

3 Responses to “25 de Abril de 1974”

  1. jorge sousa Says:

    Como está mesmo a chegar um dia muito importante para Portugal,decidi fazer um resumo desse acontecimento.

  2. heshimuevans Says:

    E que resumo!Muito importante, o 25 de Abril.

  3. Catarina Gomes Says:

    Começo por pedir-vos desculpa pela ausência. Fico muito feliz por ver que, mesmo assim, têm mantido o blog e com artigos muito interessantes 😀

    Muito interessante o artigo sobre o 25 de Abril de 1974. Na minha opinião foi um dos golpes de estado mais originais da História 😉
    Houve uma grande produção artística em Portugal na sequência deste acontecimento. Em 2004, o Diário de Notícias publicou um pequeno livro com os cartazes relacionados com o tema: “25 de Abril, 30 Anos, 100 Cartazes”.
    Seria interessante encontrarem as imagens de alguns deles e colocar aqui um artigo… digo eu 😉


Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s