BlogArte

Museu da Marioneta – Viana do Castelo Março 3, 2009

Filed under: Uncategorized — heshimuevans @ 8:06 am

 

 

 

 

 

 

 

 

   

O Museu, para albergar a colecção em condições dignas de fruição pública, encontra-se, desde 2001, instalado no Convento das Bernardas.

Em Viana do Castelo Turca e russo dinamizam Museu de Arte da Marioneta Uma turca e um russo são os responsáveis máximos do Museu de Arte da Marioneta de Viana do Castelo, o segundo do género em Portugal, que já reúne 106 “bonecos”, um espólio sempre em crescimento.

O Convento das Bernardas, classificado como Imóvel de Interesse Público, foi fundado em 1653, por concessão de D. João IV. Sofreu graves danos com o terramoto de 1755, tendo sido posteriormente reconstruído.

Em 1834, em consequência da extinção das Ordem Religiosas, o edifício é vendido a particulares sucedendo-se as ocupações. Foi liceu, sala de cinema, sede de filarmónica até ser totalmente ocupado com habitações. 

Em 1998, é adquirido pela Câmara Municipal de Lisboa que procede à sua recuperação e reabilitação.

Actualmente, aqui se encontram realojadas 34 famílias e instalados diversos serviços, como o Museu da Marioneta, espaços comerciais, um restaurante e a colectividade do bairro.

 

 

Certas peças chegam a demorar um mês até ficarem prontas, num trabalho que exige arte e engenho e, sobretudo, “muita paciência”.

Durante a última década, a MAO criou 19 espectáculos, criando um espólio de 106 marionetas próprias, que desde Janeiro podem ser apreciadas pelo público em geral num museu aberto no centro da cidade de Viana do Castelo.

No museu há também alguma literatura “rara” sobre teatro de marionetas, cartazes e fotografias da actividade daquela companhia, além de uma pequena oficina, onde os interessados podem aprender a construir marionetas.

O espólio do Museu de Arte da Marioneta de Viana do Castelo integra o programa “Território de Artes” do Ministério da Cultura, ao abrigo do qual tem andado em itinerância pelo País, encontrando-se actualmente em Silves.

Em Portugal, há apenas um outro Museu da Marioneta, instalado no Convento das Bernardas, em Lisboa.

 

 


<object width=”425″ height=”344″><param name=”movie” value=”http://www.youtube.com/v/9-fnJ6Nbwpw&hl=pt-br&fs=1″></param><param name=”allowFullScreen” value=”true”></param><param name=”allowscriptaccess” value=”always”></param><embed src=”http://www.youtube.com/v/9-fnJ6Nbwpw&hl=pt-br&fs=1” type=”application/x-shockwave-flash” allowscriptaccess=”always” allowfullscreen=”true” width=”425″ height=”344″></embed></object>

Anúncios
 

17 Responses to “Museu da Marioneta – Viana do Castelo”

  1. heshimuevans Says:

    Já alguém foi lá?

  2. :) Pucca :) Says:

    Eu nao mas gostava de ir deve ser mt giro!!!!!!!!!

  3. Catarina Gomes Says:

    Por causa do artigo lembrei-me que quando era miúda deram-me de presente uma marioneta. Adorei a prenda mas nunca consegui que ela funcionasse… os fios enrolaram-se todos uns nos outros. Se calhar era nova demais para brincar com marionetas. LOL!!! 😀

    Mesmo assim, continuo a adorar ver marionetas. É um espectáculo digno de ver 😉

  4. heshimuevans Says:

    Há alguns anos,no centro de Ovar, faziam-se espectáculos de marionetas(MIMO) à noite.Era muito engraçado e eu ia lá ver.Tinham muitas cadeiras e as pessoas sentavam-se aí.Tinha muitas pessoas a assistir!Dá-va vida à cidade.Só que 1 ou 2 anos antes do actual Presidente de Ovar ter ganho as eleições,acabaram com as marionetas.

  5. :) Pucca :) Says:

    As marionetas sao mt engraçadas!

  6. tiagocv Says:

    e quem era o ordinário que fez com que isso acabasse?????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????
    tem que se consetvar as coisas mais antigas e uma falta de reszpeito! 😉 😀

  7. tiagocv Says:

    chegamos aos 5000 acessos!eaos1755!comentárioos ja so falta 245 comentários para os dois mil 😛 :8

  8. tiagocv Says:

    * :8

  9. tiagocv Says:

    mesmo assim ha pouca gente a comentar 8)

  10. heshimuevans Says:

    Também acho uma estupidez terem acabado de vez com os espectáculos de marionetas em Ovar.Era mesmo engraçado,embora não dera lucro para a Câmara Municipal.

  11. heshimuevans Says:

    Vocês já repararam que o nosso nº de artigos no 2ºperíodo diminuiu,comparando com o1ºperíodo??? 🙂 😉

  12. :) Pucca :) Says:

    Pois eu ja ando para fazer um aartigo desde o 1 periodo mas eu nao sei! 😦

  13. heshimuevans Says:

    Queres uma ajudinha?!

  14. Catarina Gomes Says:

    Vá lá Inês! Há tanto assunto interessante para colocar no blog… escolhe um 😉

    Já sei!!! Procura artistas que trabalhem com fotografia. Há trabalhos muito interessantes nesta área 🙂

  15. jorge sousa Says:

    A professora está a dar-te um óptimo conselho Inês.

  16. jorge sousa Says:

    Devias aproveitá-lo.

  17. :) Pucca :) Says:

    Obrigado amigos e professora! Eu já fiz 2 artigos sobre pintura e a pascoa o proximo é sobre a fotografia, a minha irma trabalha nesse tema por isso poço pedir-lhe uma ajudinha para nao ir sempre a net tirar tudo! lol 😉


Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s