BlogArte

Baía Janeiro 29, 2009

Filed under: Uncategorized — jorge sousa @ 10:41 pm

     Salvador (do antigo nome completo São Salvador da Baía de Todos os Santos) é uma cidade brasileira, capital do estado da Bahia e primeira capital do Brasil. Os habitantes são chamados de soteropolitanos, gentílico criado a partir da tradução do nome da cidade para o grego: Soterópolis, ou seja, “cidade do Salvador”, composto de Σωτήρ (“salvador”) e πόλις (“cidade”).

     Situada na microregião homónima, Salvador é uma metrópole nacional com quase três milhões de habitantes, e a terceira cidade mais populosa do Brasil, segundo estimativas de 2007 (depois de São Paulo e Rio de Janeiro), primeira do Nordeste e a sétima mais populosa da América Latina (superada por Cidade do México, São Paulo, Lima, Bogotá, Rio de Janeiro e Santiago). Sua região metropolitana, conhecida como “Grande Salvador “, possui 3.767.902 habitantes(IBGE/2008), o que a torna a mais populosa do Nordeste, quinta do Brasil e 111ª do mundo. É classificada pelo IBGE em comparação com a rede urbana das outras cidades brasileiras como um centro metropolitano nacional. A superfície do município de Salvador é de 706,8 km² (fonte:IBGE), e suas coordenadas, a partir do marco da fundação da cidade, no Fortaleza de Santo António, são 13° sul e 38° 31′ 12” oeste. Centro econômico do estado, é porto exportador, centro industrial, administrativo e turístico, tem diversas universidades e uma base naval.

     A cidade de Salvador era antigamente chamada de Bahia, inclusive por moradores do próprio estado. Também já recebeu alguns epítetos, como o de  “Capital da Alegria”, devido aos enormes festejos populares, como o seu carnaval, e “Roma Negra, por ser considerada a metrópole com maior percentual de negros localizada fora da África.

 

Brasão de Salvador

                                    BRASÃO                                                

Município de Salvador

Salvador vista do mar.
Aqui está Salvador da Baía.

 

Salvador da Baía mais uma vez.

Anúncios
 

One Response to “Baía”

  1. Catarina Gomes Says:

    Eu sabia que um de vocês não me ia deixar mal e ia fazer um artigo sobre uma das minhas cidades favoritas 😀

    Apaixonei-me pela Baía depois de ler as obras de Jorge Amado. É assim como que uma paixão pelas suas histórias e pela cidade que ele tão bem retrata. Quase parece que estamos a ver os lugares mesmo à frente dos nossos olhos. Na minha imaginação já lá fui… agora já só falta ir lá na realidade 😉


Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s