BlogArte

Joan Miró Novembro 23, 2008

Filed under: Uncategorized — jorge sousa @ 10:27 pm

 

miro_retrato2

 

       Nasceu em Barcelona em 1893. Filho de joalheiro, , desde muito cedo se revelou a sua inclinação para a pintura. Uma grave doença fê-lo deslocar-se para Tarragona, onde se decidiria a dedicar-se inteiramente à pintura, e aonde voltaria frequentemente em busca de inspiração. Em 1920, instala-se em Paris onde encontra Picasso, Maurice Raynal, Reverdy, Trisan Tzara e Max Jacob. Após um período caracterizado por um intenso realismo, de que a sua maior expressão será a peça La Masia (1922), voltou-se para o surrealismo, relacionando-se com André Breton, Louis Aragon e Paul Éluard. Trabalhou no mundo do teatro e da dança, iniciando-se com a cenografia, juntamente com Max Ernst, de Romeu e Julieta para o Ballet Russo.

      O reconhecimento internacional surge durante os anos 30, precedido pela bem sucedida exposição de 1925 em Paris, com exposições nos EUA e em Bruxelas. A que se seguiram frequentes retrospectivas em todos os grandes centros mundiais de arte. Notáveis são as suas pinturas Constelações, influenciadas pelas guerras de Espanha e Mundial, revelando um constante desenvolvimento de formulações pictóricas, e marcando o início de um período mais pessoal e aberto. Nos anos 50, inicia a produção de obras de grande formato. A sua grande criatividade conduziu-o a experimentar em campos tão diversos como gravura, cerâmica, escultura e tapeçaria. Em 1975, é inaugurada a Fundação Joan Miró, em Barcelona, onde, além da exposição do seu trabalho, se estuda e investiga em arte contemporânea.

      Morreu em 1983 em Palma de Maiorca.

 

65 Responses to “Joan Miró”

  1. jorge sousa Says:

    Espero que gostem deste pintor espanhol com um museu em Barcelona.

  2. Catarina Gomes Says:

    Miró foi, e continua a ser, um pintor muito discutido. Há pessoas que o consideram genial e outras que o consideram quase que uma fraude.

    E perguntam vocês: será mais um desafio? É pois! 😉
    O desafio é: descobrir porque é que a obra de Miró é alvo de tanta contestação 🙂
    Já agora… é Joan ou Juan?

    Bom trabalho e boa sorte para Ciências 🙂

  3. tiagocv Says:

    esta giro
    mas na se esquecem de ver o video 😀

  4. tiagocv Says:

    Ò jORGE ca para mim foi o gato da stora helena mouro que te inspirou 😉

  5. ines Says:

    b v v Entao eu ia fazer um trabalho igual a esse e ia pedir a stora ara por hoje na aula mas nao tivemos temo! Deixa la depois eu faço outro

  6. ines Says:

    Entao eu ia fazer um trabalho igual a esse e ia pedir a stora ara por hoje na aula mas nao tivemos temo! Deixa la depois eu faço outro

  7. tiagocv Says:

    ola 😀

  8. tiagocv Says:

    o piazin na esta??????

  9. tiagocv Says:

    devemonos ter desemcomtrado 🙂

  10. jorge sousa Says:

    Olá também para ti.
    Gostaste do vídeo?

  11. tiagocv Says:

    eu cá adorei mesmo 😀
    são as obras dele nê ?

  12. jorge sousa Says:

    Claro que são.

  13. tiagocv Says:

    avcors (na sei se ta bem escrito 😉

  14. tiagocv Says:

    tenho que bazar pois a minha mãe tà a dizer para eu ir dormir com razão 🙂
    tchau
    que pena deixar o blog

  15. Catarina Gomes Says:

    avcors??? ou será of course? 😉

  16. tiagocv Says:

    ups!!!!!
    foi apanhado 😀

  17. tiagocv Says:

    955 comentários !!!!! 🙂
    espectaculo 😀

  18. tiagocv Says:

    já vi que tas ai ines
    olA!!!!!!! 🙂

  19. tiagocv Says:

    onde estas agora ??? A)

  20. tiagocv Says:

    se calhar foste_te embora

  21. tiagocv Says:

    tchau
    ta na vez da minha mama 😉

  22. tiagocv Says:

    tchau ::)

  23. inespucca Says:

    Esta ai alguem

  24. ritinhah Says:

    sim

  25. ritinhah Says:

    ola pessoal! este artigo está muito interessante!
    todos os artigos estao muito bons

  26. diogochumbo Says:

    ola esta ai alguem?

  27. inespucca Says:

    Sim eu estou chumbo e sera que a rita foi-se embora?

  28. ritinhah Says:

    vou tentar agora por a imagem! até já

  29. diogochumbo Says:

    no meu aspeto este artigo esta muito interessante estao todos os artigos excelentes no meu intender eu gosto bue do blog isto vai ter de começar a atacar

  30. inespucca Says:

    Olha rita para pores a imagem vais a barra verde do lado esquerdo e poes em entrar depois vais a perfil e poes procurar e vaonte aparecer as fotos que tens no teu computador selecionas a que tu queres depois poes em enviar e depois cortas a imagem que queres depois fazes atualizar perfil e ficas com uma foto!!

  31. inespucca Says:

    Do lado direito desculpa!!!

  32. diogochumbo Says:

    ninguem fala aqui?

  33. inespucca Says:

    Sim chumbo eu estou aqui esta tudo bem contigo??

  34. diogochumbo Says:

    acham que eu faço bem em por um artiguito aqui?

  35. inespucca Says:

    Aintao chumb correute bem o teste de ciencias?

  36. inespucca Says:

    Claro olha eu daqui a um bocado vou fazer um orque eu ia fazer do juan miro mas o jorge fez primeiro!

  37. ritinhah Says:

    olha ines! cortar a imagem como?

  38. diogochumbo Says:

    mas a um problema que pintor escolho

  39. inespucca Says:

    Depois de te aparecer as imagens que tens no compiutador tu seleccionas e poes enviar imagem depois vaite aparecer a foto que escolheste em tamanho gande e vai te aparecer um quadrado branco e tu escolhes aparte da foto que queres depois poes em baixo cortar imagem ou cortar foto e depois vais parar ao perfil de novo mas com a tua foto la e depois poes em baixo de tudo actualizar perfil fi assim que eu fiz

  40. ritinhah Says:

    ok obrigada

  41. diogochumbo Says:

    alguem me ajude por favor faço sobre que pintor?

  42. ritinhah Says:

    já consegui! 🙂
    obrigado a todos que me ajudaram

  43. inespucca Says:

    Ja tens foto?

  44. diogochumbo Says:

    de nada rita

  45. jorge sousa Says:

    Ó Chumbo,há muitos pintores de que podes fazer e se queres saber qual achas que deves fazer devias ir procurar à Internet porque lá é que tem muitos.
    Se quiseres algumas ideias sobre alguns eu posso dizer-te.

  46. jorge sousa Says:

    Gauguin,Portinari…

  47. jorge sousa Says:

    Mas antes de veres estes secalhar já vou fazer deles mas podes pesquisar,há muitos mais.
    Dou-te uma ajuda pesquisa Pintores Famosos.

  48. ines Says:

    Olha jorge tu vais fazer os trabalhos para o blog sobre os pintores que indicaste ao chumbo? LOL 🙂

  49. jorge sousa Says:

    Só de um deles.

  50. inespucca Says:

    Ok aintao eu vou fazer de um deles mas de qual e que vais fazer?

  51. jorge sousa Says:

    Do Gauguin.

  52. inespucca Says:

    Jorge estas ai?

  53. inespucca Says:

    Ok aintaon eu faço do outro

  54. jorge sousa Says:

    Estou,só esperaste um minuto,já estavas a perguntar?

  55. jorge sousa Says:

    Não faz mal teres perguntado.
    Mas já sabias que cá estava.

  56. jorge sousa Says:

    Agora é que vou sair um bocado.

  57. ines Says:

    Esta alguem ai?

  58. ines Says:

    Alguem me sabe explicar como e que se poe imagens nos trabalhos que queremos por no bllog porque eu estou a fazer um r nao sei!!!!! LOL 🙂

  59. Catarina Gomes Says:

    Mais artigos!!!! Aweeeee!!!!! 😀

    Chumbo, podes também usar o link da Wikipédia História de Arte que está no Blogroll (a lista de links que está numa caixa verde à direita) e a partir daí pesquisar pintores ou mesmo estilos de arte para fazeres o teu artigo 😉

    Inês, por cima da caixa onde escreves o texto do teu artigo estão uns símbolos a cinzento e se deixares o rato um bocadinho em cima de cada um deles, num vai aparecer o texto a dizer “adicionar imagem”… clicas nesse e segues os passos 🙂

  60. ines Says:

    Ok stora obrigado!!

  61. jorge sousa Says:

    Estás aí Tiago?

  62. tiagocv Says:

    estou mais tarde este artigo tem bué de comentários 🙂

  63. heshimuevans Says:

    Temos que comentar um artigo 100 vezes!

  64. heshimuevans Says:

    Não era impossível…

  65. Catarina Gomes Says:

    Impossível não é de certeza… neste blog já temos um com cento e tal comentários. Não me lembro já é qual!!!! LOL!!!! 😀

    Para este artigo já só faltam 35 comentários para fazer os 100 😉


Deixe uma Resposta

