BlogArte

Rafael Bordalo Pinheiro Novembro 21, 2008

Filed under: Uncategorized — jorge sousa @ 12:17 pm

 Eu estou a apresentar este trabalho com o objectivo de conhecimentos,não só para mim como para todos vós.Vou-vos falar sobre um dos pintores portugueses mais famosos:

  • Rafael Bordalo Pinheiro.

rafaelbordalopinheiro

 

  •   Este senhor foi um dos melhores artistas de Portugal.Nasceu em Lisboa a 21 de Março de 1846 e faleceu em 23 de Janeiro de 1905.Foi um artista de obras vastas e dispersas por muitos livros e publicações.
  •   Foi:desenhador,aguarelista,decorador,ilustrador,caricaturista político e também social,jornalista,ceramista e por fim professor.
  •   É o autor da representação popular de Zé Povinho,que veio a ser um símbolo do povo português.

zepovinho 

 – Representação em barro de Zé Povinho.

 

 

166 Responses to “Rafael Bordalo Pinheiro”

  1. jorge sousa Says:

    Espero que gostem.

  2. jorge sousa Says:

    O meu objectivo com o blog,é aprender,fazer com que os outros aprendam,para isso é que servem os artigos,para se aprender.E comentários para melhorar e corrigir os artigos.

  3. tiagocv Says:

    ena hoje estão se a fazer bué artigos 🙂

  4. tiagocv Says:

    esta imagem do Zé Povinho está no livro de história e ainda está a biografia deste sr. 🙂

  5. tiagocv Says:

    está muito interessante 🙂

  6. ritinhah Says:

    pois estão! este blog está a ficar muito interessante! só falta mesmo virem cá mais pessoas participarem no nosso blog!

  7. tiagocv Says:

    pois é!!!!!!!!!!
    esta manhã cresceu tanto até chegou ao cimo dos alpes 🙂

  8. tiagocv Says:

    e é para manter 🙂

  9. ritinhah Says:

    parece que sim!

  10. tiagocv Says:

    vé lá eu traço_te uma rasteira 🙂

  11. jorge sousa Says:

    Ainda bem que gostaram.

  12. jorge sousa Says:

    Concordo com vocês é para continuar assim no blog.
    Só hoje já se fizeram muitos artigos.

  13. tiagocv Says:

    até andei à guerra com a ana rita para ver quem fazia mais comentários 🙂

  14. tiagocv Says:

    e era para dizer à ana rita que já lhe respondi 🙂

  15. jorge sousa Says:

    Eu sei que “andaste à guerra” com ela a ver quem fazia mais comentários.

  16. jorge sousa Says:

    Foi fácil de descobrir…

  17. jorge sousa Says:

    Por um comentário,não foi.
    Tu disseste num comentário isso para ela.

  18. tiagocv Says:

    pois é 🙂

  19. tiagocv Says:

    para ela conversar comigo 🙂

  20. jorge sousa Says:

    Já tinha reparado.

  21. tiagocv Says:

    é sempre agradável ter companhia 🙂

  22. tiagocv Says:

    sempre é bom ter companhia 🙂

  23. jorge sousa Says:

    Pois é.

  24. jorge sousa Says:

    Isso é que tem interesse num blog,para além de aprendermos,também podemos falar uns com os outros.

  25. tiagocv Says:

    tipo m.s.n

  26. jorge sousa Says:

    Exacto.

  27. jorge sousa Says:

    Mas o blog tem uma vantagem,é que ao mesmo tempo que conversamos também aprendemos.

  28. jorge sousa Says:

    Mas o blog tem uma vantagem,é que ao mesmo tempo que conversamos também aprendemos.

  29. tiagocv Says:

    mesmo assim no blog partilhamos as nossas opiniões com todo o mundo 🙂

  30. jorge sousa Says:

    Pois,é isso mesmo.

  31. jorge sousa Says:

    Agora era bom se viessem mais comentários de outras pessoas.

  32. tiagocv Says:

    olha jorge, a contar com este comentário faltam três para bater o record de comentários 🙂

  33. jorge sousa Says:

    Pois faltam.

  34. jorge sousa Says:

    Secalhar vai-se bater agora o record.

  35. jorge sousa Says:

    Vamos tentar que o nosso blog tenha um record de mais de 100 comentários,isso era fantástico.

  36. jorge sousa Says:

    Secalhar já não estás aí.

  37. tiagocv Says:

    e repara o Pessoal este vários dias na 1ª posição obviamente tinha que ter muitos comentários.
    mas este é o 1º dia imagina se fica vários dias ficava pra aí com 70 e tal comentários

  38. jorge sousa Says:

    Claro,eu também concordo com isso.

  39. jorge sousa Says:

    Já descobri que ainda aí estás.

  40. tiagocv Says:

    estou ao vivo e a cores 🙂
    já que batemos o record vamos na tua onda !!!!!
    bora lá até aos 123456789 comentários

  41. jorge sousa Says:

    Eu acho que vamos atingir um número muito grande de comentários,pelo menos neste artigo…

  42. tiagocv Says:

    tou a brincar mas 100 era mesmo fantástico 🙂

  43. jorge sousa Says:

    Pois era e secalhar,ainda hoje o atingimos.

  44. jorge sousa Says:

    Secalhar devem vir mais pessoas há noite.
    E com mais 2 ou 3 comentários já ficamos com a centena.

  45. tiagocv Says:

    olha só nós os dois fizemos 40 comentários 🙂
    41 com este

  46. ritinhah Says:

    cheguei outra vez. estao a tentar bater o record de nao sei quantoas comentários nao é? vou ajudar-vos 🙂

  47. jorge sousa Says:

    Se tu reparares neste artigo quase que dói a mão só a passar os comentários todos,não é?

  48. tiagocv Says:

    e de certeza que o pessoal se entusiasma e fazem
    bué comentários 🙂

  49. jorge sousa Says:

    E já batemos o record,ritinhah e tiagocv,por mais de 15 comentários.

  50. jorge sousa Says:

    Exactamente Tiago.

  51. tiagocv Says:

    mais uma a ajudar
    e acho que tens toda a razão jorge 🙂

  52. ritinhah Says:

    espectáculo!

  53. jorge sousa Says:

    Tenho quanto aos comentários,já batemos quase por 20,o pessoal tem 35,este tem 52.

  54. tiagocv Says:

    ana rita já te expliquei como se faz a imagem
    está no artigo museu picasso 🙂

  55. jorge sousa Says:

    Realmente é um espectáculo.

  56. ritinhah Says:

    ja vou ver! obrigado tiago

  57. jorge sousa Says:

    Pois já o Tiago já te explicou.

  58. jorge sousa Says:

    Vamos lá bater os 100 comentários,já temos 58.

  59. jorge sousa Says:

    Eu não sei se cá estão.
    Mas devem estar eu é que não esperei quase nada.

  60. tiagocv Says:

    assim dá vontade
    em frente meus soldados
    daqui a um bocado estou a chorar nunca vi o blog tão activo 🙂

  61. ritinhah Says:

    olhem nao estou a ver onde diz perfil!

  62. jorge sousa Says:

    Secalhar a professora está a pensar que não participámos mais.
    Mas nós estamos a participar muito hoje.

  63. jorge sousa Says:

    É do teu lado direito.
    Entras na sessão e do lado direito,com letras um pouco mais pequenas diz perfil.
    Clicas lá,escolhes a imagem,e guardas,depois para aparecer cá a imagem tens que actualizar perfil,que está mais abaixo.

  64. tiagocv Says:

    já entraste????sessão iniciada?
    em cima lado direito

  65. jorge sousa Says:

    Deve ter entrado.

  66. tiagocv Says:

    exacto
    o jorge explicou ao pormenor mas com menos palavras :9

  67. jorge sousa Says:

    Nós já temos 66 comentários,isto é espectacular.

  68. jorge sousa Says:

    Enganei-me,o tiagocv fez um comentário muito rápido.

  69. tiagocv Says:

    pois é?????
    mas repara cada vez que dizemos que temos nºtal de comentários temos sempre mais 1 que é quando estamos a comentar 🙂

  70. jorge sousa Says:

    Pois,é mesmo isso.

  71. ritinhah Says:

    ja tenho imagem?

  72. tiagocv Says:

    enganei_me era isto !!!!!!!! em vez disto???????

  73. jorge sousa Says:

    O número que referias há pouca de 70,passado alguns dias,já hoje se bateu por alguns comentários.

  74. tiagocv Says:

    nicles bitoques !!!!!
    lê bem as instruções 🙂

  75. jorge sousa Says:

    Ainda não tens imagem.

  76. tiagocv Says:

    pois é jorge 🙂
    impressionante

  77. jorge sousa Says:

    Estamos a bater um record quase inimaginável só para apenas 1 dia.

  78. filipaanjonegro Says:

    Ena Jorge !FIZESTE um bom artigo .Nao foi sobre ele que fizeste em A.P. no ano passado no 2 período?

  79. jorge sousa Says:

    Foi,exactamente,mas foi no 1º período.
    No 2º período foi sobre o Einstein.

  80. tiagocv Says:

    no comentário 74 falei para a ana rita, jorge acho que houve
    um mal entendido pois tu comentaste mais rápido que eu 🙂

  81. filipaanjonegro Says:

    continua a fazer artigos

  82. ritinhah Says:

    meninos! ja tenho imagem?

  83. filipaanjonegro Says:

    ta

  84. filipaanjonegro Says:

    nao

  85. filipaanjonegro Says:

    olá ritinha

  86. tiagocv Says:

    pois é jorge tens toda a razão 🙂

  87. jorge sousa Says:

    Está bem eu continuo Filipa,mas não tens imagem Rita.

  88. ritinhah Says:

    quantos comentários ja fizemos? ja batemos o record?

  89. filipaanjonegro Says:

    Ó pessoal como se mete uma imagem?
    gostava de meter uma de um “Grand anois” que é um cão

  90. ritinhah Says:

    daqui a bocado tento outra vez

  91. jorge sousa Says:

    Por mais de 50 em relação ao 2º o pessoal,já temos 88 comentários,espectacular.

  92. filipaanjonegro Says:

    que record?

  93. tiagocv Says:

    ena rita eu penso que tu depois nã actualizas o perfil 🙂

  94. ritinhah Says:

    hehheeh. tu e os caes! estao sempre juntos!

  95. filipaanjonegro Says:

    ola tiago !

  96. tiagocv Says:

    o record dos comentários 🙂

  97. filipaanjonegro Says:

    CLARO!!!!!!!!!!!!!!!SMILE

  98. jorge sousa Says:

    Também eu.
    Vai ao comentário nº63.
    Filipa está lá a minha explicação acerca disso.

  99. ritinhah Says:

    nao sei. mas daqui a bocado eu tento outra vez

  100. filipaanjonegro Says:

    PRA QUE?

  101. jorge sousa Says:

    Já só nos falta 1 comentário.

  102. jorge sousa Says:

    Para a tua imagem.

  103. tiagocv Says:

    olha filipa o jorge no comentário 63 deste artigo está a explicar como se põe a imagem 🙂

  104. ritinhah Says:

    pessoal temos 101 comentários

  105. jorge sousa Says:

    Não querias pôr um “grand anois”.

  106. filipaanjonegro Says:

    obrigado

  107. jorge sousa Says:

    Não temos não temos 106.

  108. filipaanjonegro Says:

    sabes o que é

  109. tiagocv Says:

    iupi !!!!!!!!
    mais de 1 centena de comentários
    viva!!!!!!!!!! 🙂

  110. jorge sousa Says:

    Sei,um cão,lembras-te…

  111. filipaanjonegro Says:

    sabes que cao e?

  112. jorge sousa Says:

    Sei,dogue alemão,não…

  113. tiagocv Says:

    tchau pessoal!!!!!
    hoje sozinho sou capaz de ter feito mais de 100 comentários mereço descanso
    acho eu 🙂

  114. filipaanjonegro Says:

    isto é só pa stora dizer que voces sao os melhres

  115. jorge sousa Says:

    Sei,dogue alemão,não…

  116. ritinhah Says:

    a stora catarina vai ficar muito contente!

  117. filipaanjonegro Says:

    nao mereces

  118. tiagocv Says:

    eu na sei mas a minha mãe deve saber 🙂

  119. filipaanjonegro Says:

    HAHAHAHAH!que piada

  120. ritinhah Says:

    como o tiago ja disse tambem estou a achar estranho o luis ainda nao ter vindo ca.

  121. jorge sousa Says:

    Pois vai,tchau!
    Também me vou embora,tal como o tiago,já fiz 100 comentários ou mais,para além de dois artigos.

  122. filipaanjonegro Says:

    a minha imagem ou é de um cão ou de um violino
    🙂

  123. jorge sousa Says:

    Também acho estranho o luís não ter vindo.

  124. ritinhah Says:

    xau tiago

  125. ritinhah Says:

    xau jorge

  126. jorge sousa Says:

    Vou embora.
    Agora só venho cá outra vez às 19h30m.

  127. ritinhah Says:

    filipa ficas aqui mais um bocadinho comigo?

  128. jorge sousa Says:

    Espero que algum de vocês também cá venha a essa hora se quiser,não quero ficar sozinho a comentar.

  129. tiagocv Says:

    chau hje ainda volto para ver as reacções dos nossos colegas 🙂

  130. tiagocv Says:

    mas claro mestre jorge 🙂
    agora e a vez das meninas mostrarem o que valem

  131. ritinhah Says:

    xau pessoal!
    tambem acho que me vou embora
    gostei muito de falar com voces
    talvez mais logo tambem apareça cá! 🙂

  132. ritinhah Says:

    ahahahah! que engraçadinho tiago!

  133. jorge sousa Says:

    Exacto,é a vez delas,MESTRE TIAGO.

  134. jorge sousa Says:

    Agora vou embora,com estes comentários já quase que encheu mais o espaço do blog do que com um artigo, e dos grandes.

  135. jorge sousa Says:

    Xau!!

  136. jorge sousa Says:

    Mas que comentários,nunca mais acabam.

  137. jorge sousa Says:

    Já tem quase 150 comentários este artigo.

  138. jorge sousa Says:

    O que eu quero e que o blog ande para a frente,força!!
    Grande dia para o blog hoje,grande participação.

  139. jorge sousa Says:

    Isto tudo em apenas um dia.
    Tantos comentários,só num dia!!!

  140. rafickool Says:

    cento e tal omentarios icha pa grande artigo

  141. ritinhah Says:

    ja vim outra vez! esta ai alguem para me fazer companhia? 🙂

  142. jorge sousa Says:

    Não,vou-me embora!

  143. ritinhah Says:

    ok! estou a ver que ja nao tenho companhia!

  144. tiagocv Says:

    cá estou eu 🙂

  145. ritinhah Says:

    olha o tiago!

  146. tiagocv Says:

    pois é acabei de chegar da piscina! 🙂

  147. ritinhah Says:

    ah!

  148. ritinhah Says:

    este artigo esta a ter muitos comentários!

  149. tiagocv Says:

    pois estamos a puxar para este artigo na sei porque 🙂

  150. tiagocv Says:

    ainda cá estás?????

  151. ritinhah Says:

    sim! estou!

  152. tiagocv Says:

    ó rafael eu o jorge e a ana rita estivemos para aí 2h á conversa
    se não foi mais

  153. tiagocv Says:

    olha vou para o miguel angelo comentar anda pra lá tambem 🙂

  154. ritinhah Says:

    ok!

  155. Catarina Gomes Says:

    154 comentários??? Ah valentes!!!! 😀
    A este ritmo, quando acabar de comentar já vai passar dos 200!!! LOL!!! 😀

    Uma vez vi uma exposição das obras do Bordalo Pinheiro no seu museu e adorei. Nessa exposição vê-se muitos dos seus desenhos de humor e crítica ao estado do país no seu tempo e, acreditem, muitos deles continuam actuais 🙂

    Força aí com a participação! O Pedro já se entusiasmou e também já escreveu um artigo 😀

  156. tiagocv Says:

    olhe stora este artigo ainda chega aos 200 😉

  157. jorge sousa Says:

    Pois chega.

  158. jorge sousa Says:

    A este ritmo,já vai com 158 comentários.

  159. ines Says:

    Parece que sim hoje o blog nao para , ainda bem nao é ?? Jorge este teu trabalho esta muito bom e tu tens toda a razao o blog e para nos aprendermos e fazaer com que os outros tambem aprendam nao é jorge?

  160. Rafael Says:

    a ines tem rasao excelente trabalho jorge ola a todos

  161. ines Says:

    Ola pessoal esta tudo em cima com voces?
    Já viram o Luis hoje por cá
    ?????

  162. tiagocv Says:

    como disse a stora deve ter ido de fim semana prolongado 😉

  163. jorge sousa Says:

    Pois deve.

  164. ines Says:

    Pois tiago mas depois ainda nos faz aqui uma surpresazinha!!! LOL:)

  165. tiagocv Says:

    este artigo é quase tudo conversa 🙂

  166. jorge sousa Says:

    Pois é!


Deixe uma Resposta

